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Estudos

Trabalhos de investigação realizados no 1º triénio de investigação (Fevereiro de 2012 a Janeiro de 2015)

"O Papel da Influência Social na Solidariedade Intergeracional"

Sinopse: 
O que mobiliza os jovens a aceitar o desafio de ajudar idosos a desenvolver competências digitais? Análise da intenção dos jovens desenvolverem comportamentos altruístas como o ensino de competências digitais à população sénior.

Participantes: 
135 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos. 

Metodologia:
Design quase-experimental. Recolha de dados por questionário com apresentação de diferentes cenários altruístas e inclusão de medidas que exploram os constructos da Teoria da Acção Planeada.

Resultados:
Os participantes preferiam não ajudar os idosos, mas expressam a sua intenção de o fazer devido à pressão social e a normas morais internalizadas. Favoritismo endogrupal.


"De que falamos quando falamos de infoexclusão e literacia digital? Perspectivas dos nativos digitais" 

Sinopse:
Avaliar em que medida os jovens percebem as implicações subjacentes à infoexclusão e a relação entre aprendizagem ao longo da vida e TIC. Clarificar a importância que atribuem à literacia digital entre grupos sociais vulneráveis

Participantes:
135 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos.

Metodologia:
Aplicação de questionário com questões abertas sobre a infoexclusão e a literacia digital. Análise de conteúdo.

Resultados:
Os participantes apresentam uma visão instrumental face às novas tecnologias com definições limitadas dos principais conceitos. Percepções tradicionais e funcionais sobre a literacia digital. Estereótipos idadistas. Diversidade de conhecimentos e competências digitais entre os jovens. Possibilidade de se estar perante uma infoexclusão intra e intergeracional.  


“Estas memórias que os retratos nos dão”  

Sinopse:
Partindo da aprendizagem em contexto informal, desenhou-se um programa de inclusão digital com recurso à fotografia para explorar a percepção que os idosos têm face à evolução tecnológica e a importância da dimensão social do lembrar.

Participantes:
77 idosos com idades compreendidas entre os 50 e os 100 anos residentes num lar de terceira idade com valência de centro de dia. 

Metodologia:
Com recurso à investigação-acção, os idosos participaram ao longo de 5 meses em diversas actividades centradas na fotografia digital recolhida e apresentada através de diferentes tecnologias (e.g. computador, máquina fotográfica digital, moldura digital). A recolha de dados qualitativos foi foi feita através de entrevistas e observação participante (complementada por fotografias, notas de campo e registos audio). Aplicação de análise de conteúdo para interpretação dos dados.

Resultados:
A fotografia digital enquanto prática pedagógica informal promoveu o diálogo entre os participantes e consequente reflexão sobre as novas tecnologias, a aprendizagem ao longo da dia e o processo de envelhecimento. A função social do lembrar foi fortalecida pelo recuperar e partilha de histórias de vida. Foram, também, feitas contribuições em termos do reforço da socialização com um maior número de interacções sociais a ocorrerem.



“Entre o “LOL” e os Rapazes/ Raparigas do Meu Tempo”

Sinopse: 
Recorrendo à aprendizagem intergeracional procurou conciliar-se a utilização de recursos multimédia com a reflexão sobre o idadismo com o intuito de promover a cooperação entre gerações e a partilha de competências digitais através da contrução de uma história digital. Ferramentas digitais aliadas à arte de contar histórias para analisar a cooperação intergeracional e a partilha de conhecimento.

Participantes: 

Um total de 25 participantes entre alunos do 12º ano da disciplina de Oficina de Artes da Escola Secundária de Palmela e idosas residentes na vila de Palmela com formação prévia em Tecnologias de Informação e Comunicação adquirida pela participação no programa "Clique Sem Idade" desenvolvido pela Câmara Municipal de Palmela.

Metodologia: 

A intervenção foi desenhada segundo os princípios da aprendizagem-serviço que procura valorizar a dimensão comunitária e a escolar na procura na cooperação em torno de uma causa social. A iniciativa desenvolveu-se entre Novembro de 2012 e Maio de 2013 com a construção partilhada de uma história digital e execução de pintura de rua. Os dados qualitativos foram recolhidos através de entrevistas e registos audio/ vídeo (complementados por notas de campo, fotografias e observação participante) e submetidos a análise de conteúdo.

Resultados: 

O projecto demonstrou ter um impacto positivo na reflexividade dos participantes, enfatizando a valorização da solidariedade e da partilha de conhecimentos entre os participantes; assim como facilitou o debate sobre o processo de envelhecimento e o idadismo. A cooperação entre gerações foi percebida como sendo determinante para terminar as diferentes actividades e construir a história digital "O Frigorífico e o Telemóvel". Os estudantes ensinaram competências digitais aos idosos durante o processo de filmagem e edição da história.


"O Papel das Histórias Digitais na Educação Especial" 

Sinopse:

Promover a inclusão digital e a participação social através do desenvolvimento de competências básicas de construção de histórias digitais. Analisar de que forma as histórias digitais podem ser ferramentas de desenvolvimento e reflexão.  

Participantes:

33 participantes com necessidades educativas especiais das salas de Teatro (N=16), Artes Decorativas (N=10) e Artes Plásticas (N=7) da CRINABEL - CAO. 

Metodologia:

Partindo dos pressupostos de investigação-ação, desenvolveu-se uma oficina de histórias digitais entre Setembro de 2014 e Janeiro de 2015 com as seguintes etapas e sessões: (1) Introdução às histórias digitais, (2) Construção do guião da história, (3) Construção e pesquisa de materiais, (4) Fotografia, (5) Áudio, (6) Edição. A história digital conciliou a temática em análise na instituição - viagens - com o tema do projecto de investigação - novas tecnologias.    

Resultados:

A oficina de histórias digitais potenciou a reflexividade dos participantes em torno da importância das novas tecnologias e do papel que estas têm nas suas vidas e na sociedade em geral. A história construída traduz essa análise crítica comparando e diferenciando o tempo actual do passado e a importância de conciliar ambos para se ter uma melhor qualidade de vida. Os participantes tiveram oportunidade de interagir com diferentes recursos digitais e de aplicá-los para construir o vídeo da sua história. Esta oficina demonstrou o seu potencial para promover a aprendizagem e a expressão identitária de forma dinâmica e criativa. 


Trabalhos de investigação realizados no 2º triénio de investigação (Fevereiro de 2015 a Janeiro de 2017)

"Testagem da invariância fatorial da escala de literacia digital em saúde eHeals entre estudantes universitários"

Sinopse

A escala de literacia digital eHeals desenvolvida por Norman e Skinner (2006) tem sido o instrumento mais aplicado na literatura para aferir os níveis de literacia digital em saúde. Contudo, a sua validação psicométrica continua alvo de análise. No contexto nacional, a adaptação desta escala requer, ainda, este tipo de validação, nomeadamente o estudo da sua invariância para que se perceba se pode ser aplicada da mesma forma entre diferentes grupos.

Participantes

Um total de 400 participantes do ensino superior de diferentes áreas e anos de formação responderam a um questionário sobre literacia digital em saúde que continha a escala eHeals.

Metodologia

A recolha de dados foi efetuada através de questionário que foi aplicado em contexto de sala de aula pela investigadora responsável ou pelo docente responsável pela cadeira. Em termos de análise de dados, a amostra recolhida foi dividida aleatoriamente em dois grupos, em que o primeiro permitiu analisar a estrutura fatorial exploratória da medida e o segundo testar a sua invariância entre estudantes do sexo feminino e masculino. As análises foram elaboradas com recurso à metodologia de equações estruturais e aplicadas através do pacote lavaan desenhado para ambiente R.

Resultados e implicações

Os resultados ilustram que esta escala apresenta uma estrutura fatorial invariante entre participantes do sexo masculino e feminino. Isto significa que esta escala pode ser utilizada junto desta amostra para avaliar a literacia digital em saúde. 


"Análise dos preditores da literacia digital em saúde entre estudantes universitários" 

Sinopse

Este segundo estudo procura explorar junto de estudantes universitários de diferentes anos e áreas de formação os seus hábitos de pesquisa online de informação sobre saúde. Adicionalmente, procura averiguar quais são os principais preditores da literacia digital em saúde comparando estudantes com formação na área da saúde vs estudantes com outra formação, e ainda estudantes com literacia em saúde vs estudantes com literacia em saúde inadequada.

Participantes

Neste estudo participam 1250 estudantes universitários de diferentes ciclos e áreas de formação.

Metodologia

Os dados foram recolhidos através de questionário, em contexto de sala de aula pela investigadora responsável ou pelo docente da cadeira. Com recurso a modelos de equações estruturais averiguou-se quais as variáveis que são responsáveis pela predição da literacia digital em saúde tendo em consideração a área de estudo dos alunos. As análises foram feitas com recurso ao pacote lavaan desenhado para ambiente R.

Resultados e implicações

Os resultados deste trabalho demonstram que apesar dos participantes recorrerem à Internet como principal meio de procura informação em saúde, não sabem identificar quais as fontes mais adequadas para recolherem informações fidedignas. 


"O papel das multiliteracias na literacia digital em saúde entre alunos do 3º ciclo e secundário"

Sinopse

Este estudo procura analisar o papel que a literacia mediática tem na literacia digital em saúde entre estudantes do ensino básico e secundário. Procura, ainda, explorar que informações em saúde são procuradas por estes jovens na internet, em termos de saúde.

Participantes

472 estudantes do ensino básico e secundário preencheram um questionário sobre literacia digital em saúde.

Metodologia

Este estudo recorreu, numa primeira fase, a análise descritiva dos hábitos de consumo de informação em saúde na internet assim como a sua utilização de aplicações em saúde. Adicionalmente, analisou o nível de literacia em saúde dos participantes assim como o papel da literacia mediática enquanto preditora da literacia digital em saúde.

Resultados e implicações

Os resultados ilustram que mais de 90% dos participantes considera a internet como a sua principal fonte de procura de informação sobre saúde. As pesquisas são essencialmente efetuadas através do google com selecção das primeiras páginas que surgem nas pesquisas para darem resposta às dúvidas em causa. Os alunos que menos literacia têm (em saúde, mediática), são também aqueles que mais chumbam. A literacia mediática revelou-se enquanto um predito relevante da literacia digital em saúde. Estes resultados indicam que a formação adequada em saúde é relevante, mas não suficiente para dar resposta à utilização massiva da Internet para pesquisa deste tipo de informação. Deve apostar-se, também, na formação em literacia digital. Este problema é particularmente relevante entre jovens que reprovam pelo menos uma vez. 


"O papel das bibliotecas na promoção de saúde" 

Sinopse

Este trabalho procura analisar três grandes objetivos: (1) o papel que as bibliotecas têm na educação ao longo da vida, na promoção da literacia digital em saúde e no exercício da cidadania ativa; (2) o perfil profissional do bibliotecário na sociedade do século XXI e os desafios que enfrenta com o desenvolvimento das TIC; (3) métodos, estratégias e atividades pedagógicas que podem ser utilizadas para promover a educação ao longo da vida, em particular ao nível da literacia digital em saúde.

Participantes

25 bibliotecários de diferentes tipos de bibliotecas nacionais – municipais, universitárias e escolares – responderam a entrevistas realizadas online.

Metodologia

Análise de conteúdo das entrevistas com recurso ao programa Nvivo.

Resultados e implicações

Análise de dados em curso. Resultados preliminares indicam que apesar do potencial percebido das bibliotecas enquanto espaços promotores deste tipo de literacia, os bibliotecários consideram que esse papel da biblioteca implica o desenvolvimento de novas competências e consequente reformulação da sua formação. 


"Perspetivas sobre saúde, inclusão e o digital entre familiares de cidadãos com necessidades especiais"

Sinopse

Este trabalho procura averiguar a relevância das novas tecnologias para os pais de cidadãos com necessidades especiais na gestão da sua rotina, em particular o papel que a rápida procura de informação em saúde possibilitada na internet permite para clarificarem dúvidas/ questões sobre os diagnósticos dos seus filhos. Procura, ainda, perceber-se a importância da utilização da internet através de grupos de partilha, blogs, etc.

Participantes

Pais de cidadãos com necessidades especiais.

Metodologia

Recolha de dados qualitativa onde os participantes respondem a uma entrevista online com dados a serem analisados através de análise de conteúdo com recurso ao Nvivo.

Resultados e implicações

Recolha de dados em curso.