Página inicial  →  Sobre a investigação

Sobre a investigação

O projecto "Aprendizagem, Identidade e o Digital" surge da necessidade de explorar o papel que as novas tecnologias e as literacias digitais podem ter na expressão social e na qualidade de vida de grupos sociais infoexcluídos. 

Num mundo sujeito à evolução tecnológica, a desigualdade face ao acesso, uso e conhecimento das novas tecnologias pode comprometer a participação comunitária e o bem-estar de grupos socialmente vulneráveis. Apesar da aposta da União Europeia em medidas promotoras da literacia digital (e.g. iniciativa i2010) as assimetrias e as dificuldades entre estes grupos sociais permanecem.

Partindo dos saberes e da experiência acumulada dos seus participantes, este projeto de pós-doutoramento aposta em estratégias de intervenção que reforcem a literacia digital e a participação social, apostando na intergeracionalidade e no exercício de uma cidadania ativa. 

Os programas de inclusão digital desenvolvidos são enquadrados nas diretrizes da investigação-ação e da aprendizagem-serviço procurando explorar através da fotografia digital e/ou da história digital conceitos como aprendizagem, identidade e participação. 

Este projeto encontra-se dividido em dois momentos, relacionados entre si:


1º triénio de investigação (Fevereiro de 2012 a Janeiro de 2015)

Objetivo: avaliar a aposta na inclusão digital através de estratégias educacionais inovadoras e dinâmicas facilitadoras da expressão social;

Resultados: a literacia digital não deve ser encarada de forma tradicionalista, mas sim como resultado de diferentes competências sociais e cognitivas que suportam as aprendizagens e que dão forma aos conhecimentos digitais que são adquiridos;

Implicações: construção futura de programas de literacia digital que devem ter em conta que os usos e as necessidades de cada grupo social diferem dos usos e necessidades da parte da população que é designada de nativa digital;


2º triénio de investigação (Fevereiro de 2015 a Janeiro de 2018)

Objetivos

1. Expandir o conhecimento na área da literacia digital, afunilando a sua análise para a informação em saúde facultada pelos meios digitais; 

2. Analisar o impacto desta informação na gestão de estilos de vida, em particular dos grupos infoexcluídos; 

3. Propôr estratégias de intervenção participatórias que permitam reforçar a literacia digital em saúde pela articulação do domínio digital com a cooperação intergeracional em espaços públicos;